segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A Telespectadora-massa

Eu que passei os últimos meses fugindo do horário eleitoral me peguei ontem super empolgada com o segundo turno na TV. Péssima cidadã, não me importei com as eleições da minha cidade, mas quando foi de São Paulo e Rio de Janeiro...Talvez porque as eleições de São Paulo e do Rio de Janeiro tenham, digamos, glamour. Talvez por querer ficar antenada com a provável repercussão do resultado no pleito de 2010. Mas, certamente, por puder assistir uma cobertura eleitoral muito boa. Cobertura da Band, porque o que a Globo faz não é digno de tal denominação. Pra que o sr. do sofá de domingo a tarde precisa ver boas discussões políticas né, dona Globo. Parabéns Band. Agora, porque tão distintos senhores, que debatem de forma tão inteligente o resultado das eleições, são os mesmos que nos presenteiam com tantos vexames no Congresso Nacional?

Outra situação de ontem. Torci pelo Fernando Gabeira. Tipo, não tava nem aí e em plena apuração comecei a vibrar pelo Gabeira. Culpa da velha e manjada crença no Cavaleiro da Salvação. ISSO NÃO EXISTE, já cansei de dizer. Mas a trajetória do Gabeira, pelo menos a que eu conheço levemente, a quebra de preconceitos ou a nova forma de fazer campanha política que a vitória dele representaria e blablabla...isso encanta o telespectador-massa.

Lembram daquela história da homofobia na campanha da Marta Suplicy? Pois é, apuradas as urnas, esse fato foi apontado como erro de estratégia eleitoral, como catástrofe de marketing político, como um tiro no pé e como mancha na biografia da candidata derrotada. Não discordo, contudo ninguém lembrou da forma como, em seu direito de resposta, o Gilberto Kassab respondeu às insinuações: "A candidata Marta Suplicy atacou a honra ..." Pra mim, ela não atacou a honra de ninguém, simplesmente porque preferência sexual não honra ou desonra. Kassab também teve um discurso homofóbico.

Por fim, foi massa ser massa e ter plena consciência disso. Tudo bem que a exressão massa é absoleta e não retrata o telespectador de hoje, mas seu espectro andaporaí...

9 comentários:

Jorge André disse...

tambem torci pelo gabeira...sei lá, parece um homem de caráter.

dona marta pegou peia! uhullllll! tomes, vai faz campanha homofóbica, vai?

eu sou massa mesmo, num sei se uma massa consciente ou inconsciente, mas tem hrs (várias hrs) q eu me deixo levar mesmo! iháaaa!!!

Lígia disse...

quando eu li massa pensei no Massa.

será que eu tô ficando doida?

Lara disse...

Eu também vibrei na apuração do RJ, só pelo fato de ter sido pau a pau até o fim. 8D

Afonso disse...

quando eu li massa pensei no Massa.²

Nem acompanhei a apuração, mas fiquei triste quando vi a coletiva do Gabeira. Se carioca fosse, Gaberia meu voto teria.

E Rosa toda nas análises de discurso. Hehe.

Anônimo disse...

Keep on posting! :)

Rosa disse...

Hi Andrea,
welcome here!:)

Mara Dallenna disse...

Num sei pq gosto do Gabeira!

Agora não entendo o pq de Marta ter atacado o Kassab pela sua provável opção sexual, se ela é uma das defensoras do movimento, vive nas passeatas e tdo mais...

Qdo o desespero bate à porta, é isso q dá!
Gostei do post! Mto bom, cm sempre!

;)

Naara Celestino disse...

quando eu li massa pensei no Massa. [3]

Queria o Gabeira... detalhe q o Eduardo paes tava tão esquisito q nem reconheci ele... pensei q ele fosse mais novo...[bêbada]

Lay disse...

A Marta tava deseperada. Perdeu. Ihhh! Ainda bem.
Parafrasando a Mara, "eu não sei pq eu não gosto do Gabeira"...
Mentira. Eu sei sim. hahaha!