sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Blindness - ensaio sobre a cegueira

Blindness - Ensaio sobre a Cegueira estreou em Teresina com um mês e meio de atraso. E eu só fui assisti-lo três semanas depois. Logo, a história do filme já é notícia velha, mas a sensação que ele me causou não. Todos já devem ter pensado "Como seria se..." Bom, Blidnesse concretiza uma dessas minhas divagações: "Como seria se vivéssemos em uma situação de caos absoluto?" O filme responde: mal, viveríamos muito mal, o que não é surpresa, vide estarmos falando se seres humanos. Contudo, eu também acredito que as pessoas que conseguem ser boas apesar do caos não são apenas obra de ficção.

5 comentários:

Lígia disse...

o filme é ótimo, mas angustiante!

e eu nem comento mais essa história de atraso do cinema daqui... u_u

Afonso disse...

Nem vi ainda. Shame on me.

Lara disse...

Afonso por fora das temdemssias de anteontem falomermo.

Eu tive um pensamento parecido com o teu, Rosa. Fiquei só pensando no quanto a raça humana pode se degradar nesse tipo de situação. :/

Lay disse...

Esse filme merecia um post e tá bem aqui. Gostei, Rosa.
Mas tipo, acho que ele podia ser reoportado pra realidade hoje também. O mundo tá cego. Sério. A maioria mto egoísta e individualista.
Amei o filme! A Sacada com a intertextualidade com a história de Paulo, é MARA!
Paulo 'cego de ódio' pelos judeus cristão, se encontra com Jesus (a luz) e se enche de amor e compaixão. O filme fala de uma 'cegueira branca' igual a de Paulo. Amei, amei mesmo.

Jorge André disse...

ensaio sobre a cegueira já tá na minha lista de melhores do ano. e tem chances de concorrer a oscar de melhor roteiro adaptado?