sábado, 17 de janeiro de 2009

"Salve" o Futebol...

...porque só ele mesmo para resgatar este blog do ostracismo. Vamos lá.

Hoje, sábado, 17 de janeiro, o Corinthians fez seu primeiro jogo oficial de 2009, goleando por por cinco a um o fraco Estudiantes, da Argentina. O nível do adversário me surpreendeu, afinal, o time argentino é vice-campeão da Copa Sulamericana ("graaaande coisa", dizem os rivais), mas estava desfalcado do seu principal jogador, o atacante Verón. Os gols do Timão foram marcados pelos estreantes Jorge Henrique, 2 gols, e Souza, e pelos "veteranos" William e Otacílio Neto.

O time formado por Felipe, Alessandro, Chicão, William (Jean) e André Santos (Saci); Cristian, Túlio (Fabinho), Elias (Diogo) e Douglas (Eduardo Ramos); Jorge Henrique (Octacílio Neto) e Souza fez uma boa partida, sobretudo no primeiro tempo, demonstrando boa movimentação e condicionamento físico. Destaque para o meia Douglas, que voltou "tinindo" e pronto para mostrar que é jogador sim de Série A. Inclusive, a base do time de 2009 é o que disputou a Segundona, em uma inteligente conservação de elenco por parte da diretoria. E esse é um bom time.

A zaga corinthiana vacilou em alguns lances, o que causou surpresa, visto a eficiência da dupla William-Chicão. O ataque, minha grande preocupação, foi bem. Agora não me venha beijar o escudo, Jorge Henrique. Está muito cedo. E o grande homem do time, Mano Menezes, trabalhou sossegadinho, sem estripulias na margem do campo. Seria mais um jogo light no Pacaembu não fossem as "botinadas" de jogadores do Estudiantes e os revides verbais de Souza. O público que compareceu ao estádio foi de cerda de 14 mil pessoas.

E o Ronaldo? Como o divagandoporaí não é globo.com, o Fenômeno vem por último, porque, vocês sabem, ele não jogou, logo, não é o assunto principal de um texto que se propõe a falar do JOGO DO CORINTHIANS. Ronaldo entrou em campo, posou para a foto e como ainda está fora de condições de jogo, foi para o banco. Não, não foi para o banco, foi para a cabine da Globo comentar sobre o desempenho dos próprios companheiros e ver pela milionésima vez os grandes lances da sua carreira. Se isso não é privilégio, diretoria corinthiana, o que é então?

Desde que Ronaldo foi anunciado como jogador do Corinthians evitei comentar sobre ele aqui no blog, pois a minha passionalidade estaria elevada à décima potência, devido a revolta que atitudes de torcedores e jornalistas me causou. Preferi esperar a euforia, o histerismo e o deslumbramento de parcela da torcida e da imprensa passarem. O que não aconteceu. Então, sucintamente: eu não engulo o Ronaldo como o "o novo ídolo do Corinthians". Um jornalista que escreve isso não sabe absolutamente nada sobre o Timão. Deveria se envergonhar. Ronaldo vai ter que correr muito pra representar alguma coisa pro meu Corinthians. Desejo a ele boa sorte, porque a sorte dele vai ser a nossa também.

_____________

ps: O Kaká desabou no meu conceito. Como assim trocar o Milan pelo Manchester...City!? Ok, vai ganhar muito dinheiro, mas ele precisa de mais dinheiro ainda? Ah, deve ser pra dá como dízimo pra Igreja Renascer, afinal, os bispos Hernandes e Sônia estão necessitados né...Kaká me decepciona mais ainda porque, depois de muito odiá-lo, visto que o vi nascer para o futebol e vi também toda a babação pra cima dele por parte da imprensa paulista, realmente acreditei que ele fosse um jogador diferenciado. Quer coisa mais diferenciada hoje em dia do que um jogador buscar permanecer no mesmo clube, tornando-se símbolo do mesmo? kaká está se jogando na vala comum.

15 comentários:

Lay disse...

Primeiro: isso é mto difícil pra mim, mas tenho q dizer q o Corinthians jogou realmente bem. Congrats.
Segundo: Quem mandou o Corinthians comprar o Ronaldo??? Vai dizer q NINGUÉM SABIA q todo jogo ia ser esse espetáculo?? Come on, o cara é simplesmente MUNDIALMENTE conhecido - Maior artilheiro da história das Copas do Mundo, oi? - (vamos comibinar, q MUITO MAIS q o corinthians (who?)).
E outra, posso até estar sendo cruel, mannns... Acho q o Ronaldo tá meio q beneficiando o Corinthians... Afinal, ele já estava quase acabado, tinha propostas da Europa (certo, q eram propostas de times pequenos, mas mesmo assim, ele ia GANHAR EM EURO e jogar/viver na EUROPA) e resolveu aceitar a proposta do Corinthians e tá fazendo um DINHEIRÃO em marketing pro time, além de levantar a moral da equipe e da torcida q estavam meio 'downs'. E ele aceitou não pelo dinheiro e etc, mas pq aqui no Brasil ele teria mto mais reconhecimento e iria continuar fazendo o que gosta, q é jogar futebol. É como o Pelé, q hoje não joga, mas CAUSA toda vez q chega em qualquer recinto. É reconhecimento por ser um craque e tals. E isso é q o Ronaldo foi e pode voltar a ser..Quem sabe!
Terceiro: Eu também fiquei surpresa com a decisão do Kaká, afinal, se ele quer voltar a ser O MELHOR JOGADOR DO MUNDO, o Manchester City não é o melhor caminho, já que não tem visibilidade e tals (sem falar q o dinheiro não pode ser a melhor motivação). Porém, o que me revolta DE VERDADE é que todo mundo se incomoda com o destino q o Kaká da pro dinheiro dele. Puts, o cara trabalha - é um ótimo jogador - ganha o dinheiro honestamente e o povo fica comentando sobre o destino q ele dá pro dinheiro DELE? Tem muito jogador por aí q aplica seus ganhos em coisa MUITO PIOR e povo não fica comentando. Então, qual o problema do cara dar dinheiro pra igreja dos bispos com o caráter questionável? Se ele quisesse QUEIMAR o dinheiro dele, ninguém tinha NADA A VER COM ISSO. Até pq, o dinheiro é dele. (desculpa, mais isso me deixa nervosa pra caramba)
Quarto: Desculpa pelo comment inflamado e parabéns pelo ótimo post.

xoxo

;D

Rosa disse...

Primeiro, o Ronaldo não é maior que o Corinthians, simplesmente porque nenhuma pessoa é maior que um clube. O Timão é uma instituição quase secular, vem me dizer que um jogador é maior...Ainda mais porque o Ronaldo é simplesmente nada para a história do Corinthians. Pode ser que ele seja maior que o TEU time, mais maior que o meu não é mesmo! E acho triste tal colocação, porque é acreditando nisso que os tais grandes jogadores brasileiros esnobam os times nacionais, só querem jogar aqui quando estão acabados e quando chegam aqui querem fazer baderna, vide Adriano. A torcida não deveria reproduzir isso. E quanto ao espetáculo toda vez que o Ronaldo aparece é uma escolha de marketing, insuportável inclusive, e de gente que nunca deu uma lidinha na história do meu time. Já vi muito auê acabar mal no Corinthians, vide MSI - Tevez - Tetra - Série B! O que me resta é torcer pra esse gordo emagrecer ou pelo menos vender muita camisa. E quem levanta moral do time e da torcida são vitórias, títulos ou pelo menos derrotas dignas. E pelo que tu escreveu, é o Corinthians que está beneficiando o Ronaldo: ex-jogador que não quer sumir em algum time do fim-do-mundo e quer voltar a jogar futebol em alto nível e reaparecer para o mundo da bola. Melhor destino que o Corinthians não há.

Segundo: o Kaká pode torrar o dinheiro dele todo com os bispos,AZAR. Agora ele é um pessoa que posa muito de bom moço, e eu aé acredito que realmente seja, mas um bom moço que em vez de investir o dinheiro dele em projetos sociais fica enriquecendo esses cidadãos de honestidade duvidosa. Percebestes a contradição? Mas é a fé dele, há de ser respeitada, a FÉ dele.

Rosa disse...

*eu até acredito

Rosa disse...

e obrigada pelo debate Lay, e pelos congrats.

Lay disse...

Em nenhum momento eu disse q o "Ronaldo é maior do q o Corinthians" (se bem q, pra mim, é) e sim, q ele é muito mais reconhecido mundialmente.
O Corinthians nunca teve tanta visibilidade midiática como agora. FATO. E não tentem me convencer de q a presença do RONALDO no time é uma simples coindidência com esse assédio por conta da imprensa.
Agora, o fato dos grandes jogadores brasileiros esnobarem os times brasileiros é meio óbvio. Lá fora, eles recebem melhores salários, possuem melhores condições de trabalho, mais chance de chegar ao posto de melhor jogador do mundo, entre outras vantagens. Eu confesso q, se fosse um jogador de futebol, também jogaria lá fora. Jogar futebol também é profissão e, em qualquer profissão, a gente procura melhores condições de trabalho.
Eu concordo q o Ronaldo está se beneficiando do Corinthians, manns... se a gente for colocar na balança... E não acho q um time q acaba de sair da Segundona seja o melhor lugar pra ele. Tá certo q o Corinthians tem história e tals, mas pega mal cair pra Série B.
E quanto ao Kaká, reitero q ninguem tem NADA a ver com o q ele faz com o dinheiro dele. Até pq, o fato do passe do Kaká ter sido o MAIS CARO da história não é em vão. Ele chega cedo nos treinos, não faz doce, não sai pra balada em dia anterior aos jogos etc. Quem já trabalhou com ele diz q o mesmo é um profissional exemplar. Por isso o Manchester City pagou tão caro por ele.
E essa questão de dízimo é muito mais complicada do q tu pensa. Pq envolve sim, fé e não religião. O Kaká acredita em uma coisa q hoje poucas pessoas acreditam... Chama "Justiça Divina". Além de pagar pelos erros diante dos homens, os bispos da Renascer vão pagar diante de Deus tbm.
A recomendação da bíblia é oferecer o dízimo e isso ele está fazendo muito bem. A função de punir a corrupção dos bispos é da justiça humana e com Deus. Kaká faz sua parte, obrigado.

Rosa disse...

Os "craques" brasileiros esnobam os times nacionais não por sonharem em jogar na Europa, o que infelizmente é o caminho natural de um grande jogador, mas por só quererm retornar quando estão acabados, como se aqui fosse a-casa-da-mãe-joana, que recebe qualquer um e ainda faz festa. Ora, por favor, se vier pro meu time venha pra jogar em bom nível. Ou então eles veem quando ninguém mais os tolera na Europa. Pq que aqui a gente vai ter que tolerá-los? O caso clássico pra mim é do Adriano: quem ele pensa que é pra vir "tratar" seu alcoolismo no São Paulo ou pra desdenhar do Flamengo dizendo que só jogaria no Fla quando fosse se aposentar. Antes disso o clube de maior torcida no mundo não serve pra nada né? Pra mim isso é esnobar. E o incrível é que tem torcedor que comemora! As torcidas brasileiras têm que parar com essa síndrome de pobreza, de patinho feio, de se conformar com qualquer bagaço. No meu time tem que vir pra jogar, pra ser profissional, não pra fazer festa e receber abraços. Por isso não fiz festa pro Ronaldo, quando ele jogar, fizer gols... aí sim, vai ser digno de mil congratulações. Antes disso, é bom treinar, perder a barriga e só falar o que for necessário.

Quanto ao kaká, acho que vou voltar no tempo e passar a considerá-lo só mais um bambi fdp. kaká me desapontou meeeesmo. Ow vantagem ser o jogador mais caro do mundo e ir jogar no Manchester...City! Ah Lay, o futebol inglês tá cheio desse povo ricão, que (sei lá, quer lavar dinheiro?) investe em futebol. Quem garante que vai continuar a investir tanto assim daqui a uns três anos? Vide Chelsea, cujo dono, dizem, já maneirou no derramamento de dinheiro. O Milan a gente sabe que não vai implodir né. Acho que tow dedicando muitas linhas a esse bambi, mas ele merece, por ser um grande jogador. Enfim, repito o que ouvi hoje do Cláudio Carsughi na Jovem Pan, essa tranferência do kaká mostra de uma vez por todas que aquela fase de jogador-símbolo de um clube ACABOU. Em nível mundial mesmo. Rogério Ceni e Marcos são peças de museu.

Quanto ao dízimo eu não entendo muito mesmo, e peço desculpas se te ofendi com qualquer coisa. Mas o caso do kaká é público, falo com base nele.

E vcs ainda não entenderam que não importa a divisão ou os jogadores, o Corinthians é grande por si só. É imenso. Invejem-nos...hahaha.

Jorge André disse...

Muito bom o post, Rosa. (medo de opinar e morrer >.<)

Cada uma, apesar de inflamados discursos, muito bem fundamentada. Esses projetos de jornalistas vão longe! (e eu, projeto de murista....huahauhaauhauahauhaauhau)

Naara Celestino disse...

eh plo visto futebol levanta teh defunto!!
ahuahuahuahauhauhauhauhauahuah
rpz.. o Ronaldo tava no meu time faznedo num sei o q (comendo) me aliviei quando ele foi vendido, acho que nem que fosse pra jogar no ferroviário tinha que vir em boas condições e não em fim de carreira...
o Adriano eh um puto que, espero eu, termine sua carreira num clube qualquer de um país qualquer ganhando uma merreca qualquer pq esnobar um time como o Flamengo não é pra jogador nenhum.
E quanto ao Kaká, tipo nunca fui cm a cara dele, gente boa cm ele só portaginizando a malhação, ir pro Manchester City foi burrice,tipo ele já ganha bem, já trabalha em boas condições, já é sufucientemente famoso, pra q sair do Milan? quanto ao q ele faz cm o dinheiro dele... problema dele.. mas eh desconfortável, peo menos pra mim, ver ele doar dinheiro pra uma igreja de bispos de caráter duvidoso tendo tanta igreja aí precisando de dinheiro... não acho que tenha a ver com a fé dele não, tenho fé e não dou dinheiro pra nenhuma igreja. A justiça dos homens está na atitude de qualquer homen que possa ser justo, ou seja, Kaká pode ajudar a justiça dos homens se filiando a outra igreja de mesma fé ou semelhante...

Lígia disse...

credo, esses comentário tão muito grandes, tô com preguiça de ler, então vou comentar sem nem saber do que vocês tão falando. [li só o primeiro comentário da Layanna, depois vi que tinha um monte de comentários gigantes, aí parei]


eu acho um exagero quem diz que o Ronaldo tá usando o Corinthians, que o Corinthians devia ser grato por ele ter ido pra lá. Pelamordedeus, a parceria entre Corinthians e Ronaldo é boa pros dois! Ao mesmo tempo que o Ronaldo conseguiu um time grande pra jogar [mesmo não recebendo em euros, mas pelo menos não foi parar no Uzbequistão, como o Rivaldo], o Corinthians ganha exposição na mídia, dinheiro e um grande jogador, por que não? Mas verdade é que enquanto ele não começar a jogar, vai ficar essa historinha de "Ronaldo é estratégia de marketing, não jogador". Eu acredito no Ronaldo. Tenho certeza de que vou vê-lo em campo jogando futebol e não fazendo partida de exibição, como tem comentarista que gosta de dizer.

Ah, e sobre isso de o Ronaldo não ficar no banco e sim na cabine da
Globo, deve ter sido uma exigência da própria emissora, que pagou 1 milhão pra transmitir o jogo. Dinheiro esse que deve ser usado pra pagar a 1º parcela do Escudero.

Mas o que mais me alegra mesmo é que o Corinthians voltou jogando bem. A defesa errou mesmo em alguns lances, como o do gol do Estudiantes, mas esse é um bom resultado. Mesmo que o Véron não tenha entrado em campo, o Estudiantes ainda é um time grande e ganhar dele de goleada dá muito mais confiança pro início do paulista do que ter vencido aqueles dois jogos-treino. [Coisa que o Palmeiras não conseguiu fazer, hsuashuahsua]

Por fim, o Kaká. Se ele trocar o Milan pelo Manchester City vai ser a maior burrice da carreira dele. E tenho dito.


P.S.: Onde foi que todo mundo viu o jogo? O_O Porque eu tive que assistir pela internet...

Lígia disse...

só mais uma coisa, em relação ao que a Layanna falou:

"não acho q um time q acaba de sair da Segundona seja o melhor lugar pra ele. Tá certo q o Corinthians tem história e tals, mas pega mal cair pra Série B."


Desculpa, mas nada a ver. O Corinthians poderia cair pra Série D, mas continuaria sendo um gigante, time que qualquer jogador gostaria de defender. Além do mais, o Ronaldo não vai jogar a Série B, e sim a Série A.

Rosa disse...

Nooooosa, futebol levanta até defunto mesmo. Adorei os comentários. Obg, :)

ps: Lígia, eu assisti na Net também.

Lay disse...

Com já disse antes, acho q essa parceria (Ronaldo-Corinthians) está beneficiando aos dois.
E o legal dessa discussão é q não tem ninguém ofendendo ninguém.
Qto ao Kaká, acredito na competencia dele. Em todos os clubes q ele jogou, fez um bom trabalho. Acredito q ele poderia fazer o mesmo no Manchester City. Mas nada tá decidido.
E em relação ao dinheiro dele, eu nem entrei no mérito de que o que ele tá fazendo com a grana é "certo ou errado". E esse é o ponto. Ele pode jogar o dinheiro fora, q eu nem tenho nada a ver. Não fazendo mal a ninguém, ele pode até queimar!

Lay disse...

PS. O Futebol inglês tá na mão de um monte árabe q num entende nooothing sobre futebol.Isso é só um investimento pra eles.
Ano passado mesmo eles queriam comprar o C. Ronaldo por mt mais do q eles estão oferecendo pelo Kaká (já se especula q o valor real não era 100 milhões de Libras). Vai entender!

Lay disse...

ops...100 milhoões dólares..

Afonso disse...

Afonso mandou dizer que leu o post, uns três comentários, cansou e mandou beijo pra todo mundo.