sábado, 22 de março de 2008

BBB8...GYSELLE, AUDIÊNCIA E EU

Vcs assistem o Big Brother Brasil? Eu sim. Vcs lêem blogs relacionados a ele? Eu sim. Lêem os comentários, enquetes e afins? Eu sim. E ufa, como me sinto idiota. Não por ser telespectadora de um reality show, nada disso. Mas sim por dá audiência a um programa com um nível de credibilidade tão rasteiro. Mas sim por dá "ibope" a um programa em que a escolha do público é motivada por preconceitos e infantilidades.
Antes de prosseguir devo explicar. Ao final do BBB7 decidi não acompanhar tão fielmente a próxima edição do programa, assim como já tinha ocorrido em outros anos, por achar que não valia a pena. Contudo, o fato de uma piauiense estar na edição 8 me fez mudar de idéia. E cá estou arrependida, decepcionada e achando que perdi meu tempo.
O formato do BBB já é conhecido, visto, analisado e revisto por todos. Logo, não acredito que alguém entre ali sem saber onde está se metendo. E nós, telespectadores, também não somos ingênuos. Sabemos que o programa é editado. Sabemos que assim personagens são criados, situações são deturpadas e personalidades são deformadas. Mesmo sabendo disso tudo, o chamariz do programa é tentador para muitas pessoas, inclusive para mim. Então, qual a minha decepção? A minha decepção é com o público do programa.
Ao contrário de pessoas xiitas, não acho que a culpa é toda da Globo. Que a Globo quer dominar nossas mentes. Isso é radicalismo de quem tem preguiça de pensar. A Globo peca ao tentar alavancar a audiência de um programa a qualquer custo: desrespeita a dignidade da pessoa humana ao colocar os participantes em situações que prejudiquem sua saúde (vide caso Juliana e Natália); desrespeita o público do programa ao criar suspenses desnecessários, posto que já sabemos qual será o desfecho(vide caso da liderança do Marcos). Além de, claro, editar os vídeos de forma a criar eventos que favoreçam sua recepção junto ao público. Poderia, enfim, dizer que a Globo manipula o resultado do programa. Entretanto, usar o tema manipulação assim seria apelar para o mais rasteiro, fácil e preguiçoso modo de ver os fatos. Prefiro observar o público, outro elemento fundamental nessa história toda.
Não o público-divina-abstração, mas um público que eu conheço: aquele que cria blogs e faz comentários nos mesmos. É essa fatia da audiência do BBB8 que é fonte da minha decepção. Não porque muitos deles pensam diferente de mim, mas sim porque suas opiniões são carregadas de preconceito, porque seus argumentos, em maioria, são incapazes de ir além do "é manipulação da Globo" ou da confiança cega naquilo que é mostrado pela edição. Lamentável ver, e não só saber que existem, pessoas que se comportam dessa forma.
É muita pretensão minha pensar que sou diferente. Se não sou, lamento por mim também. Mas não tolero o que leio por aí: palavrão não é humor , denegrir a imagem do outro também não. Claro que todos os bbb's sabem que estão sujeitos a qualquer tipo de julgamento, mas é muita ignorância do público valer-se de procedimentos maldosos para defender seu ponto-de-vista. E é isso que infelizmente tenho geralmente visto.
Agora, nada mais correto do que expor minha visão do jogo. Torço para a Gyselle. Ponto. Mas meu palpite é que ela não ganha.Explico. Inicilamente torcia pra ela pelo simples fato dela ser piauiense. Passados quase três meses do programa, continuo na mesma torcida, agora porque a vejo como a participante que usou a estratégia mais honesta com o público. Não vejo a Gyselle como a coitadinha-burra- pobre-do-piauí-isolada-pelo-grupo-porque-é-do-nordeste. Isso é besteira. Gyselle é inteligente, esperta e bonita. Entrou com uma estratégia e a colocou em prática. Muita observação e poucos conflitos. Se é uma estratégia interessante ou não cabe a cada um decidir. Mas é valida e foi logo revelada ao público. Gyselle não está ali para fazer amigos, postura assumida durante todo o programa. Ela foi coerente. Não é frieza, não é desprezo, é seu jogo. Cada um ali entrou com um em mente. É muita hipocrisia dizer que não. Com sua postura de afastamento, Gyselle, na minha opinião, acabou por mostrar-se a mais verdadeira na casa, pois eu não acredito em amizades instantâneas, que florescem em uma semana, ainda mais quando se está em um programa de televisão que dá um milhão de reais ao seu vencedor. Ora, ali todos são amigos de ocasião. E o que eu não suporto é ver a Gyselle sendo cobrada por atitudes afetuosas que ela não tem vontade de fazer. E essas atitudes, por serem tão intensamente mostradas pelos outros bbb's entre si, não é algo genuíno ao meu ver. São sim construídas para cativar o público.
Muitas opiniões sobre a Gyselle são embasadas por simplismos como os exemplos que seguem. A Gyselle não chora. Pra mim, ponto pra ela, ela é mulher, não um bebê. A Gyselle não toma banho. Dou-lhe o benefício da dúvida, posto que não a acompanho 24 horas por dia. A Gyselle é grosseira. Com certeza todos o são em algum momento. Já com a frequência que isso acontece com a Gyselle, pelo que é mostrado no programa e site oficiais, eu não tenho tanta certeza. E agora os argumentos piores: ela era prostituta na França. Pouco me importa isso. Importa o que ela mostrou ser no reality show(o BBB8, não a tal da Ilha da Tentação, pois lá não a vi). E ainda o ela vai ganhar dinheiro posando para a Playboy. Esses dois últimos exemplos são o que lamentavelmente sempre prejudicaram o caminho de uma mulher bonita ao prêmio máximo do Big Brother Brasil. Logo, juntando isso com a soma da popularidade dos outros três participantes que ainda estão na casa, não acredito que Gyselle vença o programa, embora torça para que eu esteja errada.
E quanto a Marcos, Natália e Rafinha? Devido ao comportamento infantil do trio não quero que ganhem a disputa. Poderia expor outros pequenos motivos, mas o determinante é que adultos medrosos camuflados de crianças não me convencem. Assim como Gyselle eles também fugiram de brigas, mas repito, não precisavam se passar por melhores amigos de infância para isso.
Finalmente, caro leitor, se você tiver conseguido chegar até o fim desse post, muito obrigada. Tentei ser clara e objetiva, se não consegui por favor me digam, é importante.

11 comentários:

Afonso disse...

Li até o fim e gostei muito do texto, Rosa.

Que bom que alguém torça pela Gyselle sem ter que inventar qualidades, desculpas e depreciar os outros participantes injustamente, só porque ela é daqui e por isso tem que ganhar, e por isso o que ela fizer está certo.

Também acho que ela não ganha, mas não fez feio. Entre "adultos medrosos camuflados de crianças" (adorei isso), ela, grossa ou não, não fez nada do que não quisesse para agradar o público.

Tá, minha opinião nem vale porque acompanho BBB por alto. Hehe.

Rosa disse...

obg afonso,
e sua opinião sobre o bbb8 vale sim.

Unknown disse...

Olá, Rosa, li seu comentário no DCPL e me identifiuqei com o que vc falou. Eu sou um torcendo da gyselle desde a primeira semana. na boa, até pela trajetória difícil que ela teve ao longo do programa, acho que ela merecia ir para a final, mas o que fazer diante de um jogo em que as regras não são claras, nem definitivas, e mudam toda hora.
Gostaria de saber se você é do Piauí, se mora no Piauí , ou coisa assim.
Estou vendo as pesquisas e dessa vez nossa Cajuína parece que vai cair porque ela está perdendo tanto no uol com no Terra. Vou votar para eliminar a Nat.
Olha, parabéns pelo texto.

Rosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosa disse...

Oi Paulo, obrigada pela visita e pelas palavras gentis. Infelizmente não consegui acessar teu perfil no blogger.com. Como faço? vc pode me passar o endereço do teu blog? E sou de Teresina. Volte sempre. Bj.

Jorge André disse...

O_O o q dizer?

Li até o fim e gostei muito do texto, Rosa².

Agora, eu acredito sim que ela foi isolada. Talvez não mais pelo fato sou-do-nordeste-não-presto-me-isolem (o qual vc tão bem fez questão de derrubar), mas pelo fato de que ela se reservou mais.

Acredito que os outros participantes estavam e estão meio que inclinados à aparição na mídia (tipo, já se armaram pra representar, se expor mais), enquanto a Gyselle quis ser sincera e reservada, acho que sincera como não se pode ser.

Teve raiva quando quis e não escondeu, ao invés de chorar litros e litros de lágrimas e se fazer de coitadinha pros outros.

Foi grosseira, abusada, infarenta mesmo; mas tentou ser verdadeira.

Chorou sim, pois é humana o suficiente para se sentir algo pressionada dentro de uma disputa como aquela. Acreditei muito mais no raro choro dela quando a "Chatiana" saiu do BBB do que nos intermináveis prantos desta divera ex-participante do programa.

Isso pode prejudicá-la num programa em que a tônica é parecer o mais irreal possível, imaculado, sem defeitos ou vícios intoleráveis (e há vícios toleráveis?). Mas ela parece mais com a gente, mesmo que a gente não queira.

Gyselle é como um tapa na cara dos nossos delírios idealistas de querermos as coisas sempre perfeitas como se perfeitos fôssemos.Daí a repulsa de muitos blogueiros e comentaristas do BBB8 em relação a ela. Preferem enaltecer o "trio da emoção Nat-Rafinha-Marcão" (viu o texto do UOL?) a apoiar a imagem de alguém tão humanamente imperfeito como a Gyselle demonstra no programa.

Se eu tiver ficado muito incoerente ou repetitivo depois do coment-post enorme, me digam. é importante pra mim (parafraseando Rosa).

P.S 1: achei que falei como uma das crônicas do Bial,num foi naum? Exageraaaado...

P.S 2: Alô, críticos da Globo! Aprendam com a Rosa a fazer uma crítica dura, acertada, mas sem ser do tipo "sorria, você está sendo manipulado". Pirotecnia, não! Uhulll!

P.S 3: Precisa dizer que esse post mudou minha vida como blogueiro-pseudo-crítico-wannabe?

P.S 4: Num sei, mas pelo menos no quesito reservado, acho vc mto parecida c a Gyselle como ela se apresenta no BBB8, Rosa. Vejo q vc é uma pessoa q não fala demais por não ter nada a dizer, mas fala o necessário quando acha pertinente, e o faz muito bem. Continue assim.

P.S 5: Sem mais para o momento. Quem leu esse coment até o fim, perdeu seu tempo!

affe o meninë sem nossaum zenti pede prele sair...¬¬

Lígia disse...

Li até o fim e gostei muito do texto, Rosa. [3]

pena que eu naum tenho muita coisa pra dizer, já que eu só vejo uns micropedaços do programa. Eu soh sei que eu odiava a Juliana... =P

Rosa disse...

obg andré e lígia. E quem leu teu post até o fim, andré, teve acesso a uma opinião bem embasada sobre o tema, não perdeu tempo não.

Lay disse...

Acompanho o BBB desde o primeiro e sempre enalteci os jogadores que assumem que jogam e que, principamente, sabem jogar. A Gyselle é uma jogadora fenomenal, só não melhor que o Diego-Alemão. Ela entrou sabendo que aquilo era um game e jogou da melhor maneira possível. Nem precisou se fazer de coitadinha pra ir até a final. Boto é fé!

bjo para todos.

Anônimo disse...

Depois de um post enorme e um comentário-post idem, nem sei o que falar. Só elogiar os dois pela crítica bem fundamentada.

Clarissa disse...

Eu tb li ate o fim...
concordei com qse tudo, menos na parte q disse q a Gy é inteligente. O jogo dela foi inteligente, e eu acheique ela o fez sendo ela msma. Mas morro de medo e angústia qdo ela vai falar... fico tensa, sempre imagino que vem uma besteira e a falta de concordância dói, mas torço pra ela.
N