terça-feira, 1 de abril de 2008

A CHINA

Matéria legal do Marcelo Tas que eu peguei no UOL.



Dúvidas que surgem!!!

De que adianta para uma população nacional pertencer ao país cuja economia é a que mais cresce no mundo se não se tem liberdade? Liberdade de se pronunciar? Liberdade para receber informações? Obviamente o lugar a partir do qual eu me pronuncio contamina meu olhar: futura jornalista do Brasil, país que apesar de muitas imperfeições é para alguns um modelo de Estado democrático. Nem estou dizendo que a democracia seja um modelo perfeito, ou o melhor modelo, ou que o Brasil seja uma democracia consolidada. Necessitaria de um maior conhecimento para poder falar disso. Enfim, estou apenas divagando. Mas que a atitude de alguns entrevistados é, no mínimo, chocante, para mim é sim. Como assim "Não sou eu quem decide. Não posso reclamar de nada. Porque na China é assim que as coisas são. O nosso governo decidiu que deveria ser assim. Não adianta ir contra"? Quer dizer que o povo desse país representa somente uma fonte de mão-de-obra ou um dinâmico mercado de vendas? Realmente pertenço a uma geração privilegiada de brasileiros. Posso ouvir isso e ficar abismada, como se algo semelhante, em sua devida proporção, nunca tivesse nos atingido.

O Marcelo Tas lança a dúvida: "será que o governo chinês conseguirá controlar tanta gente com sede de informação?" E eu outra: como será que a imprensa brasileira, jornais, revistas, internet e sobretudo a televisão, abordará esse tema durante as Olimpíadas. É simplesmente inaceitável que passem por cima dele, como se nada representasse, ou como se estivessem apresentando um evento esportivo da democrática Alemanha. Cada país tem suas peculiaridades, e na China uma delas é a falta de liberdade de expressão.

4 comentários:

Lígia disse...

não consegui ver o vídeo... só sai o som... =/

Rosa disse...

ow lígia, pois olha no link do uol q eu coloquei. é bem legal.

Lay disse...

ai,ai...
isso pareceu comigo...eu vivo gritando aqui em casa que não adianta viver no dragão asiático e ter sua liberdade impedida.

isso é o cúmulo!

Lara disse...

Meu PC super-ligeiro tá rodando o vídeo atrasado em relação ao som. ¬¬ Verei a matéria amanhã no PC bom dos tios, mas como já conversamos sobre isso e sei mais ou menos o que ocorre... bem, é aquela coisa, tá na cultura deles já. Para o cidadão comum, isso é tão normal quanto é para as mulheres muçulmanas é usar burca. Então eles levam a vida numa boa, mesmo que seja motivo para revoltas abafadas por parte de alguns.