sexta-feira, 26 de dezembro de 2008



Em entrevista ao jornal Zero Hora, Aqui, o campeão olímpico César Cielo fala dos planos para sua carreira, do desejo de ser um exemplo que contribua positivamente para o futuro da natação do Brasil, da fama repentina, da depressão que o abateu pouco antes das Olimpíadas de Pequim e do assédio feminino. Além disso, critica de forma contundente a Confederação Brasileira dos Desportos Aquáticos, CBDA, e a situação da natação nacional. Do alto do seu posto de campeão olímpico, Cielo não poupa críticas à CBDA e ao modo como esta trata os nadadores brasileiros, afirmando que "a situação da natação brasileira é triste: cada um por si e Deus por todos. Apoio oficial não existe. Não existe." Ou que "a CBDA não age de maneira moderna e não pensa individualmente nos atletas." Mais ainda, "o meu sucesso é da minha família e não de uma política esportiva brasileira." Não esquecendo que "fora do Brasil, o Pan não é nada. A minha faculdade não coloca no meu currículo as medalhas do Pan. Acham que até iria desvalorizar."

César Cielo com essa entrevista dá continuidade à oposição que vem fazendo à CBDA desde que retornou ao Brasil como o primeiro medalhista olímpico de ouro da natação do país. Aqui Cielo-Filho e Aqui Cielo-Pai. É importante a postura do atleta, pois acredito que ele não está fazendo oposição barata, mas sim reivindicando melhorias para a natação nacional. E legitimidade para isso ele tem, pois, infelizmente, se não fosse O Campeão Olímpico muitos iriam mandá-lo calar a boca.

Agora vamos à imagem que ilustra o post...
Diante de tão importantes declarações de um dos expoentes da natação mundial, a Globo.com , reproduzindo a entrevista, Aqui, prefere dá destaque na página inicial do site ao fato de Cielo querer "conhecer a Deborah Secco e a Alinne Moraes." Tudo bem que cada veículo adota os critérios de noticiabilidade que lhe convém, mas essa predisposição da Globo.com em transformar qualquer coisa em manchete EGO já beira ao completo descompromisso com o jornalismo. Não é a toa que não me sinto devidamente informada sobre esportes nesse site. Outras fontes são urgentemente necessárias.

6 comentários:

Jorge André disse...

Puta merda, Rosa, desceu o sarrafo na globo.com... E eu me sentindo o talzão com a análise descritiva inocente que fiz no meu blog...

Sinto-me devidamente informado com a Globo.com em alguns aspectos (vide F1), gosto do jeito Globo de deixar mais "literárias" algumas matérias, mas nesse caso bem aí, foi simplesmente ridículo. Não há critério de noticiabilidade que justifique satisfatoriamente.

Pior do que isso, só o fato de que,quem colou a entrevista, nem leu com a devida atenção.

Em um dos trechos, questionado sobre a raridade de um nadador brasileiro se destacar tanto(como se fosse uma celebridade), Cielo diz que "É ótimo ficar conhecido, mas são as conseqüências para a natação do Brasil o que mais me interessam. NÃO QUERO VIRAR CELEBRIDADE BESTA QUE SAI EM REVISTA DE FOFOCA.Quero ser importante para a natação brasileira".

Entrevista um tanto insolente e ousada da parte dele, mas me pareceu sincera, que é o que conta. Muito boa.

Lígia disse...

eu também gosto do globoesporte.com. Todo dia tô lá na página do Corinthians. O problema é o que eles escolhem como prioridade pra colocar como manchete. Já cansei de ver umas coisas imbecis do tipo "Ivete Sangalo isso" e "Mulher Melancia aquilo"...


a propósito, a entrevista é muito boa. O César só tá mesmo sonhando muito alto, querendo a Scarlett Johansson e outras do gênero... ^^

Rosa disse...

Eu prefiro a rádio JP. Algumas notícias qdo vão pra página do Globoesporte já são "velhas" na JP. Isso também pq muitas notícas têm como fontes as rádios, eles adoram reproduzir, às vezes mais que produzir.

Layanna Maiara disse...

E o pior é o Cielo fala pelos cotovelos! Ele sai dando declarações de quem está vislumbrado com esse mundo e na Globo.com soa besta e pretensioso demais. Essa aí foi a gota!

Anônimo disse...

Eu tive a mesma sensação quando entrei na Globo.com e vi aquilo como destaque. E a primeira coisa que eu pensei foi "e daí?". Até agora não me conformei rs

Afonso disse...

A pergunta que me ficou na cabeça é o que é que ele quer conhecendo a Deborah Secco e Aline Morais? Õo

Ele fala umas coisas estranhas, quem o viu no Altas Horas sabe disso. Mas tem legitimidade mesmo, pra bater de frente, escancarar a verdade e tentar mudar.

Quando ao GloboEsporte, ele me satisfaz, já que não sou consumidor muito exigente.