segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Um Oscar para Wilker



Já que não posso falar dos ganhadores do Oscar, afinal, não assisti a nenhum daqueles filmes, me concentro no José Wilker. Se o ator e cinéfilo se comportasse menos como estrela e mais como crítico de cinema, a noite do Oscar na Globo seria bem melhor. Mas não, ele prefere fazer cara de muchocho(!) a cada premiação, pouco esclarecendo o público sobre os indicados e sobre todo o universo que circunda cada escolha da Academia. Na maioria do tempo se limita a dizer suas preferências, revelando tão-somente seu gosto cinematográfico(ele adora filmes independentes e odeia O Ultimato Bourne). Eu, com o meu conhecimento limitado sobre cinema, não assisto à premiação do Oscar em busca de saber o que agrada José Wilker, não!, quero informação, conhecimento e isso ele não está passando. Ou seja, ele pouco acrescenta ao evento. A Maria Beltrão, ótima de novo, podia ficar tranquilamente sozinha ali. Talvez o problema seja comigo, "conhecimento limitado sobre cinema", e o público que o Wilker queira atingir seja outro, acho até bastante provável essa explicação. Então, que eu arranje outra coisa para fazer no horário ou me transforme no receptor desejado pelo Wilker! Mas fico com a dúvida: estaria essa estratégia de público alvo obtendo êxito?

ps: não imaginava um dia ter que dizer isso, mas "que bons tempos aqueles de SBT com a festa do Oscar sendo apresentada pela Adriane Galisteu". É sim, pelo menos começava no horário certo.
ps²: desejas uma explicação mais clara sobre Wilker e o Oscar? Olha nos coments, o pessoal melhorou bastante o q eu postei.

9 comentários:

Jorge André disse...

o problema eh q o wilker eh do tempo do "uma câmera na mão e uma idéia na cabeça".Não acompanhou a evolução do cinema...

acho q ele deveria ter mais isenção na hora de comentar o oscar. tá bom, os indie-movies são bunitins (tô doido pra ver juno) + eles não descaracterizam os que se dizem "super-produções", com bombas e "pirotecnia". são modalidades diferentes de um mesmo terreno: o cinema.

cabe ao público e à academia julgar quem sobressaiu no ano, e ao comentarista expor essas diversas visões, colocando sua opinião sempre que julgar preciso e oportuno.

por isso que eu preferia o rubens ewald filho, o "nelson rubens do cinema", q escancarava toodo das produções, desde quem dormia cm qm ateh detalhes técnico-papo-cabeças dos filmes. realmente, o tempo do sbt (olha só) era tão melhor...

p.s: galisteu calada era uma poetisa...

Lígia disse...

depois do comentário do Jorge André eu num falo mais nada a respeito do José Wilker. XD

mas a Adriane-atendente-de-telemarketing-Galisteu eu ODEEEEIO!! Prefiro o Wilker falando nada à Galisteu metida a sabe-tudo.

Lara disse...

... eu gostava do Rubens Ewald Filho, acho que o Wilker faz muito a pose de "crítico mal-humorado-que-torce-o-nariz-para-tudo" que me desagradam. Eu só vi alguns minutos de oscar (quando começou Cold Case fui para o SBT e por lá fiquei), mas uma frase dele não saiu de minha cabeça: "muitos efeitos especiais é um artifício usado para esconder roteiros ruins" (ou algo do tipo). Ok, isso acontece muito, mas também não se deve generalizar, né. Naquele papel de comentarista talvez ele devesse se preocupar em não falar esse tipo de coisa.

Rosa disse...

oía, a audiência subiu \o/ \o/ \o/

vcs disseram tudo galera, vlw.
Também prefiro o Rubens Ewald Filho, vambora mandar recados pra Globo? Enqto isso vou também torcendo pra um dia o Oscar voltar pro SBT.

Rosa disse...

eu lembro dessa frase Lara, foi criticando A bússola de ouro, sem contar q ele ironizou os Oscar's, das categorias de som, q O Ultimato Bourne ganhou: "é um filme barulhento mesmo".

Lay disse...

É quase insuportável assistir o oscar com os comentários do wilker.
Alguém aí entendeu por que ele disse que o rosto da Tilda Swinton é o mais cinematoráfico que ele já viu?

Anônimo disse...

Eu nunca entendi o porquê do José Wilker como comentarista...

Sempre me fiz essa pergunta.

;^)

Afonso disse...

Concordo com tudo o que foi dito aqui. Até mesmo com a volta do Oscar para o SBT.

Tratar o evento como a maior festa do cinema durante a semana nos jornais e chegar no dia cortar a transmissão pra, sem pressa alguma, transmitir o Big Brother já diz tudo. Tanto faz como tanto fez. Uma pena.

Clarissa disse...

Alto nível os comentários, viu??
Nao vou cometar pq so assisti o começo
peguei a parte que ele disse q os efeitos especiais são pra esconder roteiros ruins(????)
e também a parte q ele diz q rosto da Tilda Swinton é o mais cinematoráfico que ele já viu(????)

No mais, ñ gostei pq o Depp ñ ganhou oscr de melhor ator...
huahauhau

e a Mª Beltrão?? se garante mesmo, hein...

p.s: desculpa meus comentários-nada-jornalíticos (tinha-que-escrever-assim)

Bjs
;)