domingo, 24 de fevereiro de 2008

Sobre futebol, arbitragem e comentaristas




Acabei de assistir o jogo Flamengo e Botafogo, e para minha não surpresa [ todo mundo parece que é freguês do Flamengo] o time rubro-negro levou a taça. Que taça? A Taça Guanabara, a do primeiro turno do campeonato carioca, que coloca o Clube de Regatas Flamengo na final do campeonato. Por analogia, pode-se dizer que o Flamengo ganhou a semifinal. Oras, mas a taça não devia ser para o campeão? Devia. E é também. No campeonato carioca eles dão uma incrementada, inventam duas taças em um campeonato só. Pra que isso? Sei lá, só sei que sou desconfiada dessa onda de desmembrar campeonato de futebol, se ele for bom não precisa ser repartido para aumentar o interesse do público não. Detalhe que aqui no Piauí são três em um! Claro que sei que o Carioca não vai mudar, já é tradiçao a Taça Guanabara, mas os torcedores podiam maneirar na comemoração, ganharam o que afinal? O direito de jogar a final! Ops, tava esquecendo, todo mundo parece que é freguês do Flamengo, então jogar a final vai acabar significando ser campeão mesmo.

Agora o mais interessante no jogo Flamengo x Botafogo para mim foi o medo do Arnaldo César Coelho de emitir opinião. Não consigo encontar outro nome para tamanho pudor do comentarista de arbitragem da Globo em fazer aquilo que lhe é designado: comentar arbitragem. O árbitro Marcelo de Lima Henrique deu um cartão vermelho merecido para o Souza, do Flamengo. Mas para absurdamente "compensar", deu um também para o jogador do Botafogo, Zé Carlos, que nada fez para merecê-lo. E o Arnaldo nessa história? Ele não só veio com o papo de "deu um vermelho, mas se desse um amarelo tudo bem", como também se omitiu de dá uma opinião concreta sobre a expulsão do jogador do Botafogo"ele expulsou um, agora vai expulsar o outro". Ora Seu Arnaldo, cartão amarelo é uma coisa, vermelho outra bem diferente, quem faz por merecer um não merece o outro. E quem narra é o Zé Roberto, o juiz acertou ou errou em expulsar o jogador do Botafogo, hein? Agora já não bastasse ter que aturar os erros de arbitragem, que não são poucos, que o diga o meu Corinthians que hoje foi roubado, temos que aguentar os comentaristas de arbitagem fugindo do seu papel. Tudo bem, olhar o lance com câmera é mais fácil, mas isso não tira o caráter de acerto ou erro de uma marcação do árbitro.

ps: olha a consequência drástica da péssima arbitragem do jogo, mas não perguntem para o Arnaldo.

ps²: ouvindo a rádio globo am RJ... porque que algumas pessoas que cobrem futebol têm que ser tão bairristas e tão torcedores? Ou será eu a torcedora? Eu não cubro futebol, logo meu comportamento é mais justificável.

ps³: continuando na rádio globo am RJ...o ex-jogador e comentarista Gérson deu ZERO para o árbitro do jogo, mas não incomodem o Arnaldo!

Um comentário:

Lígia disse...

nem vi o jogo pq o Corinthians tava sendo roubado na Band.

mas a coisa deve ter sido feia pro Bebeto renunciar assim. Eu levei um susto quando vi a manchete no globo.com