domingo, 24 de agosto de 2008

CONTABILIZANDO ERROS E ACERTOS

No dia 07 de agosto de 2008 eu fiz minhas apostas:

Post completo
Mas vamos ao esporte? Minhas apostas olímpicas são...
Acredito que virão medalhas de onde sempre vem: vôley(possibilidade de seis medalhas), judô (dá-lhe João Derly e Tiago Camilo) e futebol. Sim, eu acredito na seleção masculina de futebol, apesar de a Argentina ser mesmo a favorita, mas eu me refiro a medalhas, três colocações possíveis...Ainda temos a seleção feminina, com o eterno desafio de bater as alemãs, que uma hora vão ter que perder, népossível...
Além dessas modalidades, pra mim medalhas certas, existem boas chances na Vela, mesmo com Robert Scheid tendo saído da classe Laser, campeoníssimo, para a Star (só por isso ele não está no rol anterior); e no Hipismo, embora o Rodrigo Pessoa não esteja mais no auge da sua carriera, mas eu acredito que ele possa se superar e além disso competirá por equipe.
Vamos agora aos queridinhos da imprensa nacional: natação e ginástica artística. Prefiro torcer com cautela. Esses são esportes nos quais o Brasil teve uma notável evolução, mas será que os outros países estagnaram? Acredito que não. Estou sendo conservadora, temendo os países tradicionais, mas sabemos bem que qualquer milésimo de segundo perdido ou passo em falso é adeus medalha, então nada de oba-oba em torno de Thiago Pereira, Jade Barbosa (que só anda com cara de choro), César Cielo ou Diego Hipólito. Se bem que tow botando mais fé nesses dois últimos.
No atletismo, as brasileiras Mauren Maggi e Fabiana Murer têm resultados que se mantidos poderiam lhes garantir o bronze. Mas e se vier alguma surpresa e levar essa medalha hein? É bom melhorar esses resultados meninas.
Quanto às outras modalidades o que vier é lucro(frase originada da minha falta de informação sobre os outros esportes;)

Modéstia a parte, na primeira parte acertei em cheio. Vôlei, judô e futebol nos garantiram nove das quinze medalhas conquistadas. No vôlei não foram seis, mas quatro, pois as meninas da areia ficaram devendo. Tivemos um ouro, duas pratas e um bronze. Infelizmente o ouro da praia não veio.
No judô errei quanto aos personagens principais. João Derly ficou devendo, Tiago Camilo trouxe o bronze e não o esperado ouro. Tivemos ainda o bronze de Ketley Quadros como uma boa surpresa e o de Leandro Guilheiro, que superou várias lesões e ganhou seu segundo bronze olímpico. Esperava pelo menos um ouro do judô, mas não deu.
No futebol a seleção feminina finalmente superou as alemães, mas parou nas norte-americanas. Um pecado com um time tão bom e que jogou tão bem. Mas a prata vai pra conta dos meus acertos. No masculino conquistamos o bronze e a Argentina confirmou o favoritismo. Acertei também, já que contava com uma medalha, qualquer que fosse a cor.

Já quanto "as boas chances de medalhas" errei. Ousei desconfiar da medalha do Robert Scheidt só porque ele mudou da classe Laser para a Star. E o que ele fez? Ganhou prata, toooooma Rosa. E ainda tivemos um bronze com a dupla Fernanda e Isabel, ajudando a manter a tradição da Vela nacional. No hipismo não tivemos medalha. Rodrigo Pessoa perdeu o bronze individual no desempate e ficamos fora da disputa por equipes porque o nosso cavaleiro foi derrubado pelo cavalo. Uma pena. Vai para a conta dos meus erros.

Quanto aos "queridinhos da imprensa nacional", a minha cautela se mostrou "sábia". Thiago Pereira e Jade Barbosa não ameaçaram em nenhum momento os atletas contra quem competiram. Eu disse que botava mais fé no Diego Hipólito e no César Cielo, do que no Thiago ou na Jade. Bom, o Diego perdeu o ouro devido a uma queda no último movimento de um exercício perfeito. Uma fatalidade. Já César Cielo, ahhhh, esse merece um parágrafo só dele.

Eu botava fé, mas nem tanta assim, me dava por satisfeita com um bronze. Duvido que alguém imaginava que aquele garoto loiro de cabelão enrolado ia voltar como o maior nadador brasileiro de todos os tempos. Pelo menos somente li que ele era o brasileiro que tinha melhores condições de brigar por medalhas no Cubo d'água. Mas ele fez mais, brigou e ganhou, bronze e ouro. Muito bom ter um brasileiro no seleto grupo dos melhores da natação, um esporte que exige cada vez mais preparo dos atletas e investimento dos comitês olímpicos. Só atentemos para uma coisa: o hino que tocou para o Cielo foi o brasileiro, mas o caminho que ele percorreu para chegar até o topo contou com a grande ajuda de uma Universidade norte-americana...


Quanto ao atletismo queimei minha língua. Maurren Maggi ganhou ouro e eu temendo que ela perdesse o bronze...Já a surpresa que apareceu para Fabiana Murer foi a pior possível, uma que ela não podia bater na pista: a desorganização dos Jogos. Era uma medalha bem provável.

Já no "o que vier é lucro", tivemos o bronze de Natália Falavigna, no Taekwondo.

Poderia terminar esse post dizendo, "tá vendo como sou sabida", afinal, acertei mais do que errei. Viva! Mas isso seria um engodo, assim como aquele que o Carlos Arthur Nuzman quer nos passar. Se acertei é muito devido ao desempenho estagnado da delegação brasileira. Não evoluímos, já é quarta olimpíada que eu acompanho e não evoluímos. Contamos sempre com o vôlei e o futebol, os grandes esportes do país. Com o judô, muito praticado aqui. Com os esportes de elite, Vela e Hipismo. E com alguma surpresa individual, o César Cielo esse ano.

Uma participaçãpo muito ruim do Brasil. 15 medalhas, igual aos Jogos de Atlanta em 1996. Apenas 3 ouros e olha que nem vou fazer a maldade de tirar dessa conta o ouro do Cesão, que se preparou na Universidade de Auburn graças a uma bolsa que ele ganhou com o seu próprio esforço, não do COB.


post tá grande...

To be continued...

2 comentários:

Lígia disse...

eu apostava no Cielo, sou temdemssia.

mas o desempenho desse ano foi realmente ruim. Muitos favoritos caíram e a velha piada de chamar o Brasil de 'Bronzil" permanece. Problema é que o pessoal vai achar bom ter conquistado algumas medalhas inéditas [propaganda do meu blog] e continuar esquecendo a maioria dos atletas, que vão ter que se virar pra chegar bem em Londres... =/

Lígia disse...

P.S.: Haja post!! Passo um dia ser vir aqui e perco o fio da meada! O_O