quinta-feira, 7 de agosto de 2008

VAMOS FALAR DE OLIMPÍADAS?


Não! Eu não aguento mais Rosa! :( mesmo assim vou falar parte 2

"A maior Olimpíada da História", acabo de ouvir do Tadeu Schimit. É ótimo presenciar isso, mesmo que pela Tv, mas o país que a está organizando faz com que se perda um pouco o foco esportivo, pelo menos pra mim. Desculpa, os Jogos Olímpicos são um evento de esporte, mas impossível não falar de política, pois o que é toda essa demostração de opulência chinesa senão política? Senão uma forma deles dizerem que agora são os líderes da economia e da política mundial? Eu tenho medo. Sério.

Posso estar exagerando, mas pensemos. Se a política externa de um país com séculos de democracia origina muitas críticas, o que esperar de um país que sequer respeita o seu cidadão?

Os Jogos Olímpicos são uma oportunidade do país-sede vender a sua (bela) imagem ao mundo. Mas não devemos comprar a imagem que a China nos passa. Ou alguém acha que eles são um exemplo: censura à imprensa; locais específicos para se fazer protesto político, claro, se o governo autorizá-los; protestos orquestrados; pobres expulsos de Pequim, já que só chinês "bonito" tem que aparecer nas lentes estrangeiras; pessoas expulsas das suas casas para alguma construção do governo, e sem indenização; a morte de trabalhadores nas obras olímpicas que foi escondida pela imprensa oficial e só revelada pelos correspondentes internacionais; a ameaça de expulsão dos atletas que fizerem discurso político nas dependências dos jogos; suspeitas sobre a alteração da idade de ginastas...Fora o que não chega aos nossos ouvidos.

Sinceramente, fico muito chateada com o que estou vendo pela imprensa: quer dizer que os governos ocidentais criticam a China, mas em menos de seis horas lá estarão vários chefes de estado de países democráticos aplaudindo e legitimando os atos do Governo Comunista Chinês?Business!

Será que o mundo não aprende: fechar os olhos de novo! O respeito aos direitos do ser humano ultrapassa as fronteiras e cobrá-lo não é ferir a soberania de nenhum país. Prego uma intervenção internacional no território chinês? Não, só gostaria de saber se a diplomacia internacional serve para algo além de discutir subsídios agrícolas.

Mas vamos ao esporte? Minhas apostas olímpicas são...
Acredito que virão medalhas de onde sempre vem: vôley(possibilidade de seis medalhas), judô (dá-lhe João Derly e Tiago Camilo) e futebol. Sim, eu acredito na seleção masculina de futebol, apesar de a Argentina ser mesmo a favorita, mas eu me refiro a medalhas, três colocações possíveis...Ainda temos a seleção feminina, com o eterno desafio de bater as alemãs, que uma hora vão ter que perder, népossível...

Além dessas modalidades, pra mim medalhas certas, existem boas chances na Vela, mesmo com Robert Scheid tendo saído da classe Laser, campeoníssimo, para a Star (só por isso ele não está no rol anterior); e no Hipismo, embora o Rodrigo Pessoa não esteja mais no auge da sua carriera, mas eu acredito que ele possa se superar e além disso competirá por equipe.

Vamos agora aos queridinhos da imprensa nacional: natação e ginástica artística. Prefiro torcer com cautela. Esses são esportes nos quais o Brasil teve uma notável evolução, mas será que os outros países estagnaram? Acredito que não. Estou sendo conservadora, temendo os países tradicionais, mas sabemos bem que qualquer milésimo de segundo perdido ou passo em falso é adeus medalha, então nada de oba-oba em torno de Thiago Pereira, Jade Barbosa (que só anda com cara de choro), César Cielo ou Diego Hipólito. Se bem que tow botando mais fé nesses dois últimos.

No atletismo, as brasileiras Mauren Maggi e Fabiana Murer têm resultados que se mantidos poderiam lhes garantir o bronze. Mas e se vier alguma surpresa e levar essa medalha hein? É bom melhorar esses resultados meninas.

Quanto às outras modalidades o que vier é lucro(frase originada da minha falta de informação sobre os outros esportes;)

ps¹: se mais alguém aqui além de mim gostar de Olimpíadas, sugiro uma olhada na excelente cobertura do El País.

3 comentários:

Rosa disse...

aff gente, vamos dá pelo menos um VIVA pro Brasil...

Rosa disse...

viva!

Lay disse...

Eu concordo categoricamente com o que tu escreveu. É mais ou menos assim que eu sinto essas olimpíadas da China. Parece que o Dragão está dando um "cala boca" no mundo todo. Sempre arrogantes, rígidos e despreocupados.
É como se essa olimpíada servisse pra mostrar para o Mundo que eles descobriram a pólvora! hahahahahahahahaha... Que coisa!

Não vamos fechar os olhos de novo.